História

História

Fundada em 2001, a LineaMédica nasce de uma parceria bem sucedida entre o conhecimento do mercado e o sector industrial português.

Tendo consciência das carências ao nível da oferta de produtos adaptados para apoiar os profissionais de saúde a LineaMédica, desenvolveu linhas de produtos adaptados às necessidades específicas dos utilizadores seus clientes.

Foi assim que, em 2001 foi lançada a marca própria, Sterisafe®, a primeira marca portuguesa de cobertura cirúrgica estéril para o bloco operatório. Esta marca permite uma personalização em função das diferentes especialidades médicas com a introdução dos conceitos SAC (Sterisafe® Adaptado ao Cliente) e mais tarde dos STP (Sterisafe® Procedure Trays), os tabuleiros cirúrgicos, que disponibilizam de imediato todos os artigos necessários a cada tipo de intervenção.

Este novo conceito, pioneiro na Europa, revolucionou o sector em Portugal, oferecendo soluções à medida de cada cliente. Revelou-se uma mais-valia, porque permite ganhos de eficiência, antecipando necessidades, simultaneamente proporcionando uma gestão mais eficaz de stocks, com a consequente redução de custos e optimização dos tempos de cada intervenção. Optimiza-se o tempo libertando os profissionais de saúde para aquilo que é a sua missão prioritária, cuidar das pessoas.

Este trajecto inovador revelou-se tão positivo que reforçou o espírito empreendedor e atento dos profissionais da LineaMédica, gerando a introdução de uma nova marca no mercado, a ECOSAFE, que em 2010 vem dar resposta a necessidades de protecção dos pacientes e profissionais de saúde. A marca ECOSAFE proporciona uma melhor gestão, na medida em que, mantendo a qualidade dos produtos e a sua adaptação às diferentes solicitações, diminui gastos/consumos.

A actividade da LineaMédica não se esgota na oferta das marcas próprias. Tendo como ponto de partida, um profundo conhecimento do mercado internacional, e o que de melhor se produz em termos de dispositivos médicos e material hospitalar, que desde 2002 a LineaMédica representa em Portugal, através de parcerias estratégicas, importantes marcas de prestígio como Ecolab/Microtek Medical e Purple Surgical.

Em 2010, esta aposta fica marcada pela inovação proporcionada pela introdução em Portugal da marca líder nos E.U.A., STERIS, e de um novo conceito de mesas cirúrgicas. Estas mesas, para além de proporcionarem um maior conforto ao doente, oferecem melhores condições de trabalho ao cirurgião e a toda a equipa do bloco operatório. São de posicionamento fácil do doente e permitem igualmente uma facilidade de transporte, uma vez que evitam o recurso aos transferes. Estão dotadas de motor, dispensando o esforço humano para deslocações. Tendo em conta que permitem realizar todo o percurso no bloco operatório contribuem para as condições de esterilidade.

Também em 2010, a LineaMédica faz outra aposta estratégica, alargando as suas áreas de negócio à cirurgia estética e reconstrutiva com a representação da prestigiada marca Polytech Health & Aesthethics, especializada em implantes de silicone e no sistema de lipotransferência, LipiVage.

Em 2012, no sentido de complementar a oferta na área dos equipamentos, a LineaMédica estabeleceu uma parceria com a reconhecida marca internacional Stiegelmeyer.

Em 2015 adicionamos ao nosso portefólio de marcas representadas a empresa Nipro que possui uma vasta gama de produtos corto-perfurantes, desde a preparação à administração de medicação, onde se incluem agulhas, seringas e cateteres. Esta marca é reconhecida mundialmente pela qualidade e superioridade tecnológica onde se destaca o sistema SafeTouch®, sistema de segurança antipicada.

O espírito empreendedor fez da LineaMédica uma PME de referência num sector extremamente competitivo, no qual se tem vindo a distinguir não só pela oferta dos melhores produtos como também pelos serviços de formação e apoio à gestão, sendo desde 2007 uma PME Líder.